quinta-feira, 3 de julho de 2008

SAIU NOS JORNAIS...(17)

Porto tem licença prévia para fazer dragagem

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) aprovou ontem o pedido de licença ambiental prévia para a dragagem de aprofundamento do Canal da Galheta, via marítima que dá acesso aos portos do Paraná. Com a concessão, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e o governo federal podem dar início à concorrência para contratar a empresa que realizará o serviço. Além do aprofundamento do canal, obra que é de responsabilidade da União, será feita a dragagem de manutenção, que cabe à Appa e não é realizada desde 2005.
O pedido de licença foi protocolado pela Appa há cerca de dois meses. Inicialmente, os recursos federais para o aprofundamento do Canal da Galheta só chegariam ao Paraná em 2009. Na semana passada, entretanto, o ministro dos Portos, Pedro Brito, anunciou a antecipação da obra para este ano, após reunião com empresários paranaenses. Na ocasião, ele disse que, com a licença prévia nas mãos, lançaria o edital de concorrência “imediatamente”.
De acordo com o presidente da Câmara Técnica de Dragagem do IAP, Pedro Dias, não houve empecilho para a concessão da licença prévia. “Precisamos observar a tecnologia e a localização da obra e havia subsídios para a aprovação”, afirmou. Segundo ele, cerca de 20 estudos e diversos documentos serviram de base para a licença.
GAZETA DO POVO - 28/06/08 (link da matéria completa abaixo)

Nenhum comentário: