quinta-feira, 9 de abril de 2009

Estudante de Antonina em solenidade no Congresso

Seg, 06 de Abril de 2009 12:56
A aluna Ana Flávia Martins representou o Paraná na troca de bandeiras realizada domingo, 5, diante do Congresso, na praça dos Três Poderes, em Brasília.

Junto com a professora Elenita da Costa Silva, professora orientadora de estágio e diretora auxiliar do Colégio Estadual Brasílio Machado, Ana içou a bandeira paranaense durante a execução do Hino Nacional

A estudante faz o curso de Técnico Portuário e se destacou durante o período em que fez estágio no porto de Paranaguá. Segundo ela, foi uma honra representar o Paraná. “Gostei muito de conhecer a capital federal. Brasília é muito linda, uma cidade com um contexto histórico e turístico fascinante”, afirmou.

Outro fato que chamou a atenção da estudante foi a situação das escolas em outros Estados. “Em comparação com os outros lugares, a educação paranaense está realmente maravilhosa. Há alunos e professores que dizem não ter sequer carteiras em sala, enquanto no nosso colégio temos uma realidade totalmente rica”, explicou.

A discrepância entre a realidade educacional paranaense e a dos outros Estados também foi percebida pela professora Elenita. Ela conta que quando discutiu com outros professores as medidas tomadas na educação paranaense, percebeu uma reação de surpresa.

“Em contato com os outros Estados, acho que estamos alguns anos à frente. Quando falei do Paraná Digital, dos televisores multimídia, do portal Dia-a-dia Educação, do Livro Didático Público, do Plano de Carreiras e dos reajustes salariais, percebi que eles ficaram até com inveja”, disse. Elenita relatou que alguns professores disseram que, no máximo, conseguem ter mobiliário básico para as aulas. “Eles comentaram que somos uma exceção na realidade brasileira".

A solenidade fez parte do evento “Brasília, Nossa Capital”, promoção da Empresa Brasiliense de Turismo (Brasiliatur), para estimular e desenvolver o turismo cívico, ressaltando a importância de todo cidadão brasileiro conhecer a capital federal. O projeto levou a Brasília alunos e professores de escolas de todo o país, promovendo visitação a monumentos e a prédios históricos como o Palácio da Alvorada, Ponte JK, Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty.

Curso de Técnico Portuário - O curso de Técnico Portuário numa escola pública profissionalizante é pioneiro no país. Com base na experiência paranaense, os Estados de Santa Catarina e Espírito Santo planejam implantar o mesmo ensino. O curso já formou técnicos portuários que estão trabalhando hoje nos portos de Vitória (ES) e Itajaí (SC).

O Colégio Brasílio Machado, em Antonina, é a segunda escola mais antiga do Paraná (fundada em 1885) e foi completamente reformada graças a um convênio firmado entre a Secretaria de Estado da Educação e a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

Fonte: AEN

Nenhum comentário: